quinta-feira, 14 de junho de 2018

Afinal, o que é Bullying?

ENTENDENDO O BULLYING


 Quando você vai no Google e busca a palavra "Bullying" logo será encaminhado para a sua definição. Está exatamente assim: "Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder". Realmente é essa a definição. Bullying é todo ato praticado por uma pessoa que atinja outra e que seja rotineiro. Um empurrão ou um apelido são exemplos de Bullying. Geralmente, esses ataques ocorrem por motivos supérfluos como cor da pele, estilo de roupa, altura, peso, até religião sabia? 
 Outro fato que muitos não sabem é que qualquer pessoa pode sofrer Bullying, seja na escola, na rua ou no trabalho como já foi dito porém, a fase que isso mais acontece é na infanto-juvenil. 
 Um dado divulgado pelo Programa Internacional de Avaliação Estudantil (Pisa) em 2015 mostrava que um em cada dez estudantes brasileiros sofrem Bullying no país. Geralmente, os casos são silenciosos, pois as vítimas têm medo de seus agressores e não sabem como pedir ajudar.  Esse tipo é o mais perigoso pois é silencioso e quase sempre passa por despercebido. Quem sofre a agressão não conta nem a escola nem a família, e começa a mudar o comportamento, por isso, mudanças radicais no comportamento com queda no rendimento escolar, faltas na escola ou querer ficar excluso devem ser levadas a sério. 

Curiosidade: Poucas pessoas sabem mas existe uma Lei que proíbe o ato de Bullying, a Lei nº 13.185, está em vigor desde 2016, e classifica o Bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bullying na Escola

 O combate ao Bullying deve ser uma prioridade das instituições de ensino, pois as práticas de intimidação que constituem o “Bullying” p...